8ª EDIÇÃO – PITADAS DE SAL E AÇÚCAR DE VANDERLON CUNHA

8ª EDIÇÃO Olá queridos leitores,

Estamos aqui mais uma vez para trazer para vocês a 8ª edição do nosso quadro “Pitadas de Sal e Açúcar” e ao mesmo tempo desejar a todos uma ótima leitura e o nosso muito obrigado por acessar o BLOG ANGUERA ONLINE.

Confira as últimas informações colhidas por Vanderlon Cunha sobre a política anguerense.

UM ANO PARA FICAR NA HISTÓRIA.

Este ano está sendo diferente para os anguerenses, quanto à política local. O município sediou uma eleição e agora aguarda por mais três: a escolha do presidente da república; a escolha do candidato à sucessão do prefeito Mauro Viera e a escolha do presidente da câmara municipal de vereadores. Com exceção a eleição realizada no 1º turno, todas as outras acontecerão nessa ordem (assim esperamos).

Entretanto, a que mais está sacudindo a cidade e causando uma intensa ansiedade naqueles ligados a política local, é, sem dúvida, a escolha do candidato à sucessão do prefeito Mauro Vieira. Comenta-se que após a veiculação da matéria no blog Anguera Online de que na última sexta-feira o prefeito Mauro Vieira escolheria o candidato a sua sucessão, os ansiosos de plantão passaram a consumir mais fluoxetinas, bupropionas, amitriptilinas, norotriptilinas e ansiolíticos, pois, em uma única semana a procura por tais medicamentos nas farmácias da cidade superaram a dos meses anteriores.

Daqui até o dia 28, haja suco de maracujá, composta de maracugina, chá de capim santo, rezas e banhos com folhas sagradas e todos os compostos químicos, estes aqui citados, para frear a ansiedade de uma dezena de pessoas ligadas à política local.

Para àqueles que acompanham diariamente o Facebook, uma coisa nos chamou a atenção esta semana no perfil do nosso amigo Gilson Ferreira. O mesmo participou de uma missa na Associação Comunitária Rural João de Barro, Fazenda Caraíbas, e, aproveitando-se da presença dos amigos, resolveu agradecê-los pela votação expressiva que deram ao deputado estadual Zé Neto, e, para publicizar tal ato, fez questão de postar em seu perfil no facebook a sua presença e o seu agradecimento, mas logo em seguida foi rechaçado pela nossa amiga Neuzinha Spínola, que repudiou a utilização do espaço da Associação João de Barro para fins eleitoreiros. Segundo Neuzinha Spínola, o compromisso de ética quando da criação da Associação Comunitária Rural João de Barro deve ser mantido entre a direção e os seus fundadores.

Nessa mesma postagem, o vereador Tonhão, navegador assíduo do Facebook, não perdeu tempo em postar o seu pedido de apoio ao anguerense Gilson Ferreira, para uma provável reeleição em 2016.

Outra curiosidade que observei no perfil do Facebook do nosso amigo Gilson Ferreira foi o seu agradecimento aos amigos que o apoia e o incentiva a se candidatar ao cargo de vereador em 2016. Acontece que, de pronto, neste mesmo agradecimento, o amigo Gilson Ferreira explicou que não seria candidato a vereador e que tinha apenas um sonho, qual seja: o de ser candidato a prefeito da querida Anguera.

LISTA TRÍPLICE: três nomes estão sendo avaliados pelo Prefeito Mauro Vieira para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Educação. Segundo um passarinho, nenhum dos participantes da lista tríplice é filho da querida Anguera. Acredita-se que um feirense poderá assumir o referido cargo.

Ainda, com a saída do Secretário Municipal de Educação, especula-se que outras mudanças poderão ocorrer em outras Secretarias.

O último final de semana foi animadíssimo para o prefeito Mauro Vieira e o candidato a sua sucessão Moisés Couto. Mais uma vez o Facebook nos atualizou sobre o dia a dia dos agentes políticos anguerenses e seus correligionários. Fotografias foram postadas e vistas no perfil do nosso amigo Joandson, revelando assim a alegria e descontração do grupo. Acontece que uma dessas fotografias nos chamou a atenção: a fotografia em que o prefeito Mauro Vieira estende os braços e acena com as mãos e dedos o número 45. Com esta ação, não há dúvida de que o prefeito Mauro Vieira está apoiando o candidato à presidência da república Aécio Neves.

Oposição e situação anguerense apoiaram diversos candidatos a deputado estadual e federal. Diga-se de passagem, candidatos eleitos em sua maioria. Com exceção do candidato Colbert Martins do PMDB, Tude do PTN e Elisângela do PT que não se elegeram. Visto isso, vamos acompanhar durante os próximos quatro anos para saber quem desses deputados eleitos reconhecerá a concessão e a confiança dos votos dos cidadãos anguerenses, e qual deles comtemplará o município de Anguera com alguma emenda parlamentar que tenha como objetivo atender às demandas da comunidade anguerense.

Lembrando que os deputados federais Jutahy Magalhães e Fernando Torres, os deputados estaduais Graça Pimenta, Targino Machado e Marcelo Nilo, eleitos no último pleito eleitoral de 2010, não apresentaram sequer uma emenda parlamentar que beneficiasse o município de Anguera, alguns nem visita fizeram ao município. Pergunto-lhes: de quem será a culpa pela ausência de vontade desses parlamentares em ajudar o município de Anguera, dos deputados ou de quem lhes apresentam aos cidadãos anguerenses?

Apoiada pelo Secretario Municipal de Agricultura, Zé do Sindicato, a candidata à deputada federal pelo PT, Elisângela Araújo, obteve os expressivos 130 votos. Enquanto que em 2010 o candidato a deputado federal Zézeu do PT, também apoiado pelo Secretario Municipal de Agricultura, obteve 124 votos dos cidadãos anguerenses. Isso mostra que Zé do Sindicato mantém o prestígio diante dos amigos que, através do seu pedido, depositaram o voto de confiança na candidata Elisângela Araújo e que no geral obteve 31.503 votos, não sendo eleita.

Quem sempre navega pelo Facebook já deve ter notado que um perfil de nome ‘Rildo Filho’ tem constantemente postado mensagens, dizeres, elogios e fotografias de personalidades políticas do município de Anguera. O ‘Rildo Filho’ costuma enaltecer os políticos anguerenses e fazer comentários em seus perfis. Acontece que não sabemos quem ele é e de onde é, portanto haveremos de considerá-lo como um anônimo, um desconhecido, até que alguém possa revelá-lo ou o próprio se revele, acabando com este mistério. Este perfil, o do Rildo Filho, me faz lembrar o “Sombra” do programa de TV SBT do apresentador Silvio Santos.