NOVA FERROVIA PASSARÁ POR ANGUERA

A Agencia Nacional de Transporte Terrestre realizou ontem uma reunião em Feira de Santana, para colher contribuições aos estudos preliminares que serão utilizados no processo de concessão à iniciativa privada do trecho ferroviário entre Belo Horizonte e Candeias, próximo ao Porto de Aratu. O traçado em expansão de 1.419 quilômetros, passando por 52 municípios, sendo 25 na Bahia e 27 em Minas Gerais. No trecho baiano, a ferrovia vai compartilhar 200 quilômetros com a Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), em construção pela Valec, entre os municípios de Guanambi e Manoel Vitorino.
A expectativa é que ainda nesse semestre seja realizado o lançamento dos editais de licitação. A obra tem custo estimado entre R$ 10 bilhões e R$ 12 bilhões. A ferrovia é uma obra indegrante do Plano de Investimento em Logística (PIL), que busca expandir a capacidade de transporte de carga e da malha ferroviária nacional, resgatar a ferrovia como alternativa logística e reduzir o valor dos fretes.Feira de Santana vai receber quatro linhas de ligação ferroviária. Anguera estará nessa rota da ferrovia por ser próximo a Feira de Santana.
Na Bahia a ferrovia passará por: Sebastião Laranjeiras, Urandi, Pindaí, Candiba, Buananbi, Manoel Vitorino, Barra da Estiva, Iramaia, Maracas, Marcionílio Souza, Iaçu, Boa Vista do Tupi,Itatim, Santa Terezinha, Castro Alves, Rafael Jambeiro, Ipecaetá,Antonio Cardoso, Feira de Santana, ANGUERA, Conceição do Jacuípe, Santo Amaro, Amelia Rodrigues, São Sebastião do Passé e Candeias. Fonte: Correio da Bahia