MÉRITOS ESPECIAIS PELA DETERMINAÇÃO E COMPETÊNCIA
![]() |
José Bispo – Secretario de Administração e Finanças (Foto A. Noticias) |
O Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, José Bispo Filho, acaba de cumprir mais uma tarefa que lhe confere destacável sucesso na condução dos trabalhos ao lado do Prefeito Mauro Vieira. Ele acompanhou, a todo instante, junto ao Tribunal de Contas dos Municípios, a defesa sustentada por Mauro Vieira pedindo reconsideração na rejeição das contas do exercício 2011.
Em outubro de 2012, dias após o TCM ter optado pela rejeição das contas, coincidentemente duas semanas depois do pleito eleitoral, o Secretário José Bispo concedeu entrevista sustentando com segurança que “havia ocorrido falhas na análise do TCM”.
A população e os apreciadores da política se depararam, de surpresa, com um dilema: como digerir a notícia de que um Prefeito que acabara de ser reeleito com esmagadoura diferença de votos, passaria a ter, tão de repente, contas reprovadas?
O parecer emitido pelo TCM alegava duas situações: 1º) Abertura de créditos especiais, sem prévia autorização legislativa; 2º) Abertura de créditos adicionais suplementares e especial sem recursos disponíveis”.
Quanto à 1ª alegação, a todo instante o Secretário Bispo, como é popularmente conhecido, afirmava que a Câmara Municipal havia aprovado a abertura de créditos especiais e que esta comprovação constava nas pastas entregues pela Prefeitura ao próprio TCM. Segundo ele, a falha teria sido cometida pelo técnico que analisou o processo e não teria visualizado este documento.
Quanto à 2ª alegação, Bispo sustentou que a Lei 121/2010, aprovada pela Câmara, permitia ao Executivo a decisão de relocar saldos dentro da mesma categoria de programação, criando novos elementos de despesa.
Foi questão de tempo! Sete meses depois o Tribunal de Contas dos Municípios acata a defesa e declara aprovada a prestação de contas de Mauro Vieira referente ao exercício 2011.
Méritos especiais ao Secretário Bispo, pela determinação e competência no trato desta questão, como tantas outras conquistas já obtidas em Anguera. Claro, há de se reconhecer a participação da equipe contábil e jurídica que assessora Mauro Vieira. TEXTO: Márcio Vasconcelos