O QUE OS MUNÍCIPES ESPERAM DO SEU MANDATÁRIO PARA O SEGUNDO MANDATO.
Cercado por centenas de olhares de curiosos e admiradores, o mandatário do município de Anguera, o Sr. Mauro Vieira, reeleito e empossado no último dia primeiro, sob fortes e concomitantes aplausos, os quais o reconheceram como um dos maiores inovadores e empreendedores na gestão pública daquele município, deixou transparecer, com sorrisos largos, que continuará surpreendendo os munícipes. Foi com muita galhardia que o Excelentíssimo Senhor Prefeito recebeu os aplausos da população e mostrando-se feliz com os resultados prometeu continuar empreendendo e inovando em ações que favoreçam a vida dos cidadãos anguerenses.
Durante os quatros anos da sua gestão, o Sr. Mauro Vieira mostrou-se tão talentoso que podemos até mesmo compará-lo a um exímio técnico de futebol. Em 2009, no início do seu primeiro mandato, montou um Super Time com a sua base política, respeitando e valorizando todos os integrantes, escalando jogadores de acordo com o perfil de cada um, não deixando de fora nem sequer os reservas do Super Time, preparou a equipe para bater um bolão, como se fosse uma final de Brasileirão. Equipe montada, não deu outra! Cada qual com seu talento e em harmonia com os demais colegas do time, dribles e passes de bola não faltaram para golear os adversários. Prova disso foi o poder de persuasão pulverizado em toda a região no afã de atrair novos admiradores para o Super Time, o qual lhe rendeu um novo mandato. Com isso chegara ao fim do primeiro mandato como planejara, ou seja, como Campeão do Brasileirão. Agora para o segundo mandato, manteve a escalação de jogadores, mas como visionário pretende aumentar o time criando duas novas Secretarias Municipais e cooptando novas lideranças que antes não faziam parte do Super Time. Mais uma vez, age como se técnico de futebol fosse aguçando a curiosidade dos munícipes em querer saber o que fará no segundo mandato para vencer o Brasileirão de 2016, momento em que transferirá o Título de Campeão para o seu sucessor.
Por outro lado, vale salientar que não só de alegrias e bons ventos vive o gestor público, vez ou outra os ventos sopram ao contrário e, como tudo na vida não são flores, tende a enfrentar alguns desafios no segundo mandato principalmente nos repasses federais os quais atingem todo o território nacional, pois, o governo federal, ao desonerar as empresas de impostos que alimentam os dois fundos para estimular o crescimento do país, acabou atingindo os cofres estaduais e municipais. Porém, se a economia tivesse respondido positivamente, teria havido compensação na arrecadação, mas isso não ocorreu. Outro grande desafio está sendo a seca que assola todo o Estado da Bahia, não deixando de fora nem sequer a terra da simplicidade e beleza. Portanto, eis aqui algumas razões da penúria municipal que deriva exatamente da queda nos repasses do FPM e ICMS. Entretanto, o atual mandatário, desde o início do seu governo não se descuidou um só momento, vez que logo procurou sanear as contas do município mostrando aos fornecedores o adimplemento com as suas obrigações, resgatando a credibilidade do município com o governo estadual e federal, e atraindo verbas para a realização de grandes obras, que hoje é a marca do seu governo. E como dito no momento da sua posse, o Prefeito Mauro Vieira se comprometeu a fazer um mandato muito melhor que o primeiro, alegando estar com mais vontade e experiência.
Assim, cremos que o atual mandatário honrará com tais compromissos até porque o slogan utilizado na sua campanha– “PRA FRENTE É QUE SE ANDA” – faz jus aos empreendimentos, hoje, espalhados e vistos em todo o município de Anguera.
QUAL A VERDADEIRA POSIÇÃO DA OPOSIÇÃO NO GOVERNO ATUAL?
![]() |
El de Celé, Felipe Vieira |
Em meio a uma conturbada eleição para a Mesa Diretiva da Câmara Municipal de vereadores, realizada no último dia 1º, o vereador Regi de Zulmira (base governista) de forma inesperada para alguns, mas para outros não, também se apresentou como candidato à presidência daquela casa, disputando o cargo com o veterano vereador José Luiz (colega da base governista), que tentaria naquela oportunidade a sua reeleição. Acontece que o vereador Regi de Zulmira conseguiu o apoio de colegas da base governista e dos vereadores oposicionistas que votaram e o ajudaram a eleger-se Presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Com isso, o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, José Luiz, percebendo que não tinha chance, desistiu do bate-chapa admitindo a sua derrota para o neófito vereador, Reginaldo. Entretanto, o que realmente chamou a atenção dos anguerenses não foram os embates políticos mas o comportamento adotado pelos vereadores oposicionistas que, além de apoiarem a candidatura dos vereadores governistas, também votaram nestes para que assumissem cargos estratégicos no Legislativo, os quais favorecerão o governo do atual gestor, o Sr. Mauro Vieira.
Eleitos pelos admiradores do grupo de José Augusto, os vereadores oposicionistas durante a campanha eleitoral mostravam-se contrários à forma de governo do Prefeito Mauro Vieira e, em cada um dos seus discursos, pregavam a fidelidade ao seu líder político, ao grupo e aos seus eleitores. Mas, depois do que foi visto no dia 1º do corrente mês, surgiram dúvidas em relação à posição que será adotada pelos vereadores oposicionistas, hoje contando com apenas dois membros: El de Celé e Felipe Vieira.
Assim, surgiu a pergunta daqueles que seguem o grupo oposicionista: Qual a verdadeira posição da oposição no governo atual?
Vanderlon Cunha