EDITORIAL DA SEMANA


QUESTIONAMENTOS, RESPOSTAS E MUITO MAIS... No último EDITORIAL por mim assinado aqui noBLOG ANGUERA ONLINE, muitos comentários apimentaram a discussão sobre a conjuntura política em Anguera, passadas as eleições 2012. Seguem abaixo tópicos da repercussão:
FACÇÃO

Um leitor anônimo contestou o termo “facção”. Como outro leitor definiu, a palavra “facção”, consta nos dicionários LEXIKON e AURÉLIO como sendo “Grupo de Pessoas que age ou pensa diferentemente da maioria ou do grupo ou do partido a que pertence. Partido Político”.

Assim sendo, no EDITORIAL “PERGUNTAS QUE GIRAM”, ao usar o termo “facção”, estava me referindo às diferentes tendências que compõem o grupo político que antigamente era liderado pelo ex-prefeito Zé Augusto, este que foi fragorosamente derrotado nas urnas, em 07 de outubro passado. Derrota tão acachapante que lhe rendeu a perda da liderança para outros novos políticos, a exemplo do Vereador Felipe Vieira e quem mais queira se posicionar como líder.

PERGUNTAS ENCAMINHADAS NOS COMENTÁRIOS

Todos já sabem das brigas internas que estão havendo no seu grupinho. Comente sobre a Presidência da Câmara, quem vai ser o novo presidente…

Novos candidatos estão surgindo, inclusive na situação. A exemplo de Regi, que teve o nome comentado na cidade; e Tonhão, que declarou publicamente. Mas avalio que na conjuntura atual, o grupo político sob a liderança de Mauro Vieira não arriscaria mudança. Pode até acontecer (ou poderia), mas percebo que isso demandaria articulações indesejáveis para o momento.

Fale do candidato do seu Prefeito em 2016 e assim sucessivamente.

Por ordem alfabética, poderá ser Fernando Bispo, Moisés Couto ou Pamponet. Fernando Bispo já foi testado nas urnas, quase ganhava de Zé Augusto quando este estava no pódio, e é bastante carismático. Moisés Couto é uma liderança com forte opinião no grupo político e sempre presente em Anguera, já tendo sido cogitado em outras eleições passadas (2000 e 2004). Pamponet tem tido presença firme junto ao Prefeito Mauro Vieira em todos os movimentos políticos e durante as ações do primeiro mandato. O nome do Vereador e Presidente da Câmara, Zé Luiz, já ouvi ser citado entre os pré-candidatos, mas não sei se há confirmação. E daí, tantos nomes? – Isso mostra a fortaleza de um grupo em trituração a outro grupo que está sem liderança e sem nomes para o próximo pleito. Acredito que haverá união entre todos os citados e penso, antecipadamente, que Mauro Vieira fará sucessor com muita facilidade. E se for para polemizar, torço para que a oposição se fortaleça e parta para a disputa com mais competitividade! Que mal há tratar deste assunto em época na vivência da democracia?

PROJETO RONDON

Estão na cidade professores do PROJETO RONDON, conversando com a população, setores organizados e com o poder público. Eles vão coordenar ações do projeto em janeiro e fevereiro de 2013. Sejam Bem Vindos!

CHUVA

A chuva chegou em Anguera. Tomara que permaneça pois a seca ainda não acabou.

ACM NETO

Um amigo me perguntou: “Que achou da eleição de ACM Neto em Salvador”? Eu respondi: – Experimentei o gosto do PAKETÁ naquela noite de domingo! Mas achei um troco espetacular dos professores, estudantes e familiares a Jaques Wagner, Governador da Bahia.

Deus abençoe a todos e tenham ótimos dias!