ANGUERENSE GANHA PRÊMIO DE LITERATURA DA ACADEMIA DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES (ALCA) DE MINAS GERAIS.
O estudante do 7º semestre do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Roneibe Bastos Lima, foi o vencedor do I Prêmio de Literatura da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) de Minas Gerais, na categoria contos alunos do ensino superior.
A premiação foi realizada em 25 de setembro deste ano no Instituto Nacional de Telecomunicações, município de Santa Rita do Sapucaí – MG. Na solenidade o estudante agradeceu colegas e professores da Uefs.
“Sou grato aos colegas e professoras dessa instituição que leram os textos originais fazendo suas críticas, comentários, sugestões que contribuíram de forma decisiva para o êxito neste concurso”, declarou o estudante.
Com a obra Margarida, o anguerense Roneibe conta a história de uma bela mulher que encanta os homens com a sua beleza natural. Ainda jovem, a protagonista tem a vida modificada quando um coronel da região norte da Bahia contempla a sua beleza e tenta a todo custo possuí-la.
Daí por diante, a vida de Margarida passa a ser um calvário, tomando um novo rumo depois do encontro inusitado com o boêmio Zé do Buraco, um homem que abdica de seus costumes após a chegada da bela mulher em sua vida.
O conto foi estruturado a partir de personagens como a feirante dona Camila, o balconista senhor Adolfo, e o letrado Felinto Silveira, ligados a estes, aspectos regionais e um final surpreendente são as características marcantes dessa obra.
Fonte: Portal da UEFS